quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cronograma Capilar: O que é, e máscaras para montar o seu

Como falei aqui, resolvi assumir meu cachos, e se tem algo que tem me ajudado muito neste propósito com certeza foi o Cronograma Capilar, lá (neste post aqui), eu falo sobre a subdivisão dos cremes de tratamento (hidratação, nutrição e reconstrução). Aqui, vou falar do meu cronograma e de sugestões de produtos para que você possa montar o seu também. Vem!


Cronograma Capilar nada mais é que uma rotina para a utilização correta das máscaras de tratamento (hidratação, nutrição e reconstrução), para que você as utilize sem que haja acúmulo ou  ausência de determinado componente, que pode ser feita de várias maneiras, de acordo com sua necessidade. Mas pra que você monte um cronograma é importante saber o que cada categoria de máscara faz:
O que faz?  Reposição híbrida, ou seja, repõe toda a água do cabelo. 
Principais componentes: Frutas, aloe vera, ervas, mel, chocolate, etc. 
Quem precisa? Cabelos opacos e levemente ressecados.
Resultado: Cabelos leves e macios.
O que faz? Reposição lipídica, ou seja, repõe os nutrientes do cabelo.
Principais componentes: Óleos, manteigas, ceramidas, cacau, semente de uva, etc.
Quem precisa? Cabelos volumosos e com frizz.
Resultado: Brilho, volume controlado e redução do frizz.
O que faz? Reposição proteica, ou seja, repõe as proteínas do cabelo.
Principais componentes: Queratina (em todas suas derivações, como: creatina, arginina, etc.) e Colágeno
Quem precisa? Cabelos frágeis, quebradiços e elásticos.
Resultado: Sela as cutículas do cabelo além de dar resistência aos fios. 

Aqui tem uma tabela com os principais componentes de cada etapa, vale a pena conferir!

Agora que você conhece a função de cada etapa, pode montar o seu cronograma. Eis alguns:







Lembrando que esses cronogramas são sugestões: os intervalos, periodicidade quem decide é você, tá?!


Aí, você pensa: "Uau, vou agora mesmo na farmácia/perfumaria, comprar as máscaras para começar meu cronograma." E chegando lá:

Sério! Identificar as máscaras é bem mais complicado do que parece. Pelo menos eu achei, inclusive, gastei muito tempo na farmácia para escolher uma de hidratação. E para facilitar, fiz uma pesquisa e selecionei algumas máscaras mais populares para aquelas que, assim como eu estão inciando seu cronograma:

1- Pantene Pro V - Hidratação Intensa; 2- Novex - Broto de Bambu; 3- Elseve - Color-Vive; 4- Seda - Revitalização e Reposição de Massa; 5- Fructis - Reidratação 72h; 6- Tresemmé - Hidratação Profunda

1- Dove - Óleo Nutrição; 2- Novex - Óleo de Coco; 3- Elseve - Liss Intense; 4- Pantene - Fusão da Natureza; 5- Elseve - Nutrição 10x; 6- Novex - Óleo de Ojon

1- Seda - Reconstrução Estrutural; 2- Tresemé - Reconstrução e Força; 3- Elseve - Reparação Total 5; 4- Dove - Reconstrução Completa; 5- Bio Extratus - Queravit Biorrescontrutora; 6- Novex - Plástica Capilar


Aí você comprou as máscaras montou seu cronograma, e me pergunta: Por quanto tempo devo fazer? Eu te respondo: Ad infinitum! kkkkk. Brincadeiras à parte, por quanto tempo seu cabelo precisa de hidratação, nutrição e reconstrução? PRA SEMPRE! O que pode, e deve, variar é a periodicidade. Então suponhamos que você está com os cabelos fragilizados e quebradiços (talvez devido alguma química),  comece com o cronograma 3x por semana, que faz a Reconstrução de 15 em 15 dias. Com o passar do tempo (semanas, meses, isso dependerá da reação do seu cabelo e dos produtos utilizados, porque bem sabemos que produtos profissionais têm efeito mais imediato), o seu cabelo recuperará a força e perderá o aspecto quebradiço, então você poderá fazer um cronograma mais light,  quem sabe o de 2x por semana, com Reconstrução apenas uma vez por mês?! Isso quem determina é você (e o seu cabelo)!

Estou fazendo o cronograma há um pouco mais de um mês, e estou AMANDO o resultado, meu cabelo está com cara de saudável, além de super macio e sedoso. Recomento demais!!!!!







----------------------------------------------------------------------------

31 comentários:


  1. Boa noite.
    Máscara da matrix opti smooth.care (pote cor de vinho) = HIDRATAÇÃO
    Máscara térmica de queratina e a queratina líquida ambas da haskell = RECONSTRUÇÃO
    Máscara intensiva da Moroccanoil (tampa marron) = NUTRIÇÃO
    Máscara Real Control da Redken ( pote roxo) = NUTRIÇÃO

    Essas são as máscaras que tenho, posso começar o cronograma capilar com elas? Poderia começar com a reconstrutura?
    Espero que possa me ajudar.
    Atenciosamente,

    Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Dani, você já têm máscaras para cada etapa e já pode iniciar o seu cronograma, mas o ideal é que você siga esta ordem: hidratação, nutrição e reconstrução. Então, comece pela hidratação.

      Beijo!

      Excluir
  2. tem q lavar toda vez que for hidratar,nutrir ou reconstruir?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se eu tenho que comprar uma máscara para cada tipo de processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, você precisará de uma máscara para cada etapa, isso quer dizer que, para fazer o cronograma, você terá que ter três máscaras: uma de hidratação, uma de nutrição e uma de reconstrução.

      Beijo!

      Excluir
  4. na parte de reconstrução as mascaras da seda e da tresemme tem necessidade de colocar queratina liquida ou a concentração que vem nelas ja é o suficiente?

    Thamara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamara, isso é opcional. Se você desejar potencializar o efeito da reconstrução, pode utilizar a queratina líquida, inclusive tem gente que prefere fazer utilização (na etapa reconstrução) de máscaras profissionais que tem um resultado mais satisfatório. Mas de um modo geral, as máscaras de uso doméstico já tem um resultado, mais demorado, mas tem :)

      Excluir
  5. Olá Daniele, tudo bem? Estou em fase de transição dos cabelos... Também resolvi assumir os cachos e estou pesquisando muito sobre o assunto para poder deixar eles bem lindos..rs.. Amei seu blog, e esta explicação sobre este cronograma capilar ficou perfeito! Eu li sobre, mas fiquei totalmente na dúvida sobre o que é o que.. E até acabei de descobrir q o da Elseven q eu estava usando para fazer hidratação, é para reconstrução :p... Mas é assim, vivendo e aprendendo... E vou te seguir para aprender mais e mais... Obrigada por compartilhar! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você pela visita e comentário, Fabi. Fico muito feliz em ajudar, boa sorte com sua transição, tenha foco e paciência que o resultado valerá a pena.

      Beijo, volte sempre!!!!

      Excluir
  6. Olá Daniele. Minha primeira visita ao seu blog (conheci através de outro). Gostei muito teste cronograma capilar e me animou muito para começar. Tudo muito bem explicado, as fotos nos ajudam muito. Gostaria de saber se a classificação (do 1 ao 6) foi aleatória ou uma forma de indicar a que dar um resultado melhor, por exemplo. Sucesso sempre. Farei mais visitas, com certeza. Animada para começar. Beijo e tenha uma Ótima Semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rebeca!

      Fico muito feliz em saber que você gostou do meu cantinho. Quanto a sua dúvida, a ordem numérica é aleatória, tá?! Só mesmo pra ajudar quem tá começando e tem dificuldade de saber qual produto usar em cada etapa. Tenho certeza que você vai adorar o cronograma, todo mundo que faz aprova.

      Beijo, volte sempre!!!!

      Excluir
    2. Muito obrigada por responder, Daniele. Foi um prazer! Entendi, já escolhi as máscaras, então. Outras dúvida que tenho é quantas vezes lavar o cabelo durante a semana (lavo diariamente e pensei que isso fosse prejudicar alguma forma o cronograma) e se para este cronograma também tem uma indicação de creme para pentear? Desde já, obrigada! Beijo.

      Excluir
    3. Quando você diz lavar, você quer dizer que molha ele ou que usa shapmoo todos os dias?
      Se você quer dizer que molha, isso não vai interferir no cronograma, agora se você usa shampoo nos cabelos todos os dias, eu te aconselharia a diminuir a periodicidade. Vou explicar: normalmente cabelo cacheado tende a ser mais seco, por causa da sua forma em espiral que impede que a oleosidade natural chegue até as pontas, e como a gente bem sabe o shampoo super resseca nosso cabelo, né?! Eu te aconselharia a lavar seu cabelo no máximo um dia sim outro não, o que você pode fazer nos dias em que não lavar com shampoo é fazer uma higienização (se achar necessário) com condicionador mesmo (faz como se estivesse lavando com o shampoo, sabe?). A quantidade de vezes que você vai lavar seu cabelo vai depender de como você montou seu cronograma, isso quer dizer que: se você optou por fazer o cronograma de 3 vezes por semana, vai lavar o cabelo 3 vezes por semana. Como eu disse, você é que vai determinar de quanto em quanto tempo vai ser seu cronograma de acordo com a necessidade do seu cabelo.

      Quanto ao creme de pentear, assim, como na escolha das máscaras, use aquele que seu cabelo mais gostar. Eu particularmente AMO o Hidra-Max Colágeno da Elseve.

      Beijo, Rebeca!!!

      Excluir
  7. Que shampoo usar? Tem q condicionar após?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, você deve escolher shampoo e condicionador de sua preferencia.

      Beijo!

      Excluir
  8. Olá,olá?!!!Então Daniele..visitando aqui o seu blog vi o quanto é importante esse processo pra alcançar um resultado desejado mas, fiquei na dúvida..é que eu não tenho exatamente..cachos!! Meus cabelos são do tipo liso em cima e um pouco cacheado nas pontas....então queria saber se esse tratamento vale também pra esse tipo de cabelo? Aguardo respostas.. um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sara!

      O cronograma capilar pode ser feito em qualquer tipo de cabelo. Experimente, tenho certeza que você vai amar!

      Beijo!!!!

      Excluir
  9. Olá,olá?!!! Então Daniele gostaria de saber se esse processo vale também para quem têm os cabelos não cacheados..eu,por exemplo tenho cabelos ondulados..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, o Cronograma serve para qualquer tipo de cabelo, de liso à crespo.

      Beijo!!!!!!

      Excluir
  10. oiii entao eu qria saber se no lugar da mascara de reconstrução posso usar a carga de queratina da keramax????

    ResponderExcluir
  11. Você me ajudou tanto... Nem tenho palavras pra te agradecer! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Débora! Você não imagina como isso me deixa feliz...

      Beijo!!!!

      Excluir
  12. Olá, tudo bem? Gostaria de uma ajudinha, o creme Niely Gold nutrição absoluta quinoa-active com max queratina é H, N ou R? Tenho visto por aí que serve com H e N, mas na composição ele tem vários aminoácidos que se enquadra na R, me tira essa dúvida por favor, desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  13. Olaah adorei esse post!!
    O Rigen e Real Cream seriam Nutrição, Hidratação ou Reconstruçãooo?
    Obrigadaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Andry!
      Não conheço essas máscaras, mas pela rápida pesquisa que fiz, parece que o Rigen é Nutrição e o Real Cream Reconstrução, se usados jutos são Reconstrução... Dá uma pesquisadinha pra ter certeza. Beijo!!!!!

      Excluir
  14. Adorei suas espricasoes ,estou passando pela transição ,eu fazenha meu cabelo no beleza natural vc acha q vó ter q corta o cabelo p que ele é td cacheado ?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.
Obrigada, e volte sempre!!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...