Hoje vou falar da algo que nunca falei aqui: cabelo. E como vocês já devem ter percebido eu tenho cabelos bem volumosos e cacheados, o que na adolescência foi um problemão. Vivia com ele molhado e preso, e detestava o volume. Já adulta caí na bobagem de fazer alisamentos (meu sonho sempre foi ter cabelo liso. Quem nunca, né?!), até que muito danificado (descoloração + alisamento = corte químico), decide "assumir " os cachos. Digo assumir entre aspas, porque, fiz por uns dois anos relaxamento no Instituto Beleza Natural, e digo fiz (o ultimo relaxamento foi no final de Fevereiro), porque estou decidida a parar com o relaxamento também. Mas estou aqui contando tudo isso, porque cabelos cacheados são muito comuns no Brasil, assim como também é comum ver mulheres que alisaram e se arrependeram, como eu, então vou compartilhar aqui minha tentativa em assumir meu cabelo 100% natural, e quem sabe encorajá-las a fazerem o mesmo.
Fiz uma pesquisa na internet e descobri técnicas e procedimentos incríveis pra você dá aquele up nos cachos, de tudo que li, acho que as primeiras coisas que você tem que saber são:
1- Fitagem
Se você cacheada, nunca ouviu falar da fitagem não sabe o que está perdendo. A técnica nada mais é do que você pentear seus cabelos separando-os por mechas, para que ao secar seus cachos fiquem definidos e controlados, o que facilitará o Day After (dia seguinte). Olha, vou falar por experiência própria: estou fazendo a fitagem há mais ou menos duas semanas, o resultado é SENSACIONAL, todo mundo vem me perguntar o que fiz no meu cabelo, vale muito a pena.
Mas melhor do que falar é mostrar, né?!
Esta é a Rayza Nicácio, uma vlogger, musa entre as cacheadas, têm vídeos bacanérrimos, vale muito a pena dar um pulinho no Canal dela para conferir várias dicas, além da super inspiração. Porque né, o cabelo dela é lindo!
2- Cronograma Capilar
Talvez você não tenha percebido, mas as máscaras de tratamento se subdividem em três categorias: Hidratação - reposição hídrica, Nutrição - reposição lipídica e Reconstrução - reposição de proteína. Sabendo disso foi criado um cronograma para a que você utilize as máscaras corretamente atendendo assim, todas as necessidades do cabelo.
Para entender como funciona e aprender como reconhecer para qual etapa cada máscara serve, indico este post do Blog Cantinho da Nanda (tem uma mega tabela). OBS.: Lembrando que, este cronograma além de poder ser usado em qualquer cabelo, têm algumas variações (mas a ordem das máscaras é sempre a mesma), então, aconselho você fazer um pesquisa para identificar a melhor maneira de utilizar o cronograma a favor do seu cabelo.
As máscaras que estou usando:
As máscaras que estou usando:
3- Day After
O Day After nada mais é que o dia seguinte a lavagem do cabelo, o que quer dizer que, você fazendo uma fitagem legal, seu cabelo ficará bem definido o que não tornará necessário lavá-lo todos os dias, porque seu cabelo resistirá a noite de sono dignamente. Têm meninas que ficam dois, três dias sem lavá-los graças a fitagem.
Vou contar minha experiencia: como disse, estou fazendo cronograma/fitagem há duas semanas e posso comprovar que o cabelo sobrevive a noite de sono. Honestamente, NUNCA tinha tido um day after antes disso, eu só ficava sem molhar meus cabelos se eu não fosse sair de casa, ou o máximo para ir ao mercado (neste caso, fazia um coque para sair), mas nunca tinha saído com os cabelos soltos depois de uma noite de sono, o que tenho feito depois da fitagem, e posso falar?! TÔ AMANDO! Inclusive, gosto mais no dia seguinte (êta mundo irônico, não?), porque ele fica com mais volume.
Pra finalizar, vou mostrar um antes e depois meu:
(ATENÇÃO: ignorem minha cara de pamonha, ok?!)
1- Cabelo "normal", antes de descobrir a fitagem, sem definição e com a raiz "colada" na cabeça (foto antiga, podem notar que o cabelo tá mais curto, mas foi a unica que achei que dava pra ver meu cabelo todo).
2- Meu primeiro day after. O frizz foi a minha maior dificuldade inicial, porque meu cabelo não perdia definição entretanto ficava com muito frizz, hoje está mais controlado, estou aprendendo a lidar com isso. Vou fazer um post especifico sobre assunto, tá?!
3- Day after com o frizz mais controlado. Agora sim...
Espero que de algum modo estas descobertas possam ajudar outras meninas da mesma forma que tem me ajudado. Vou falar mais sobre o assunto, isso aqui foi só uma introdução, ainda tenho muita coisa pra compartilhar com vocês.
Liberte seus cachos!
--------------------------------------♥--------------------------------------
Ótimo post, seus cachos são lindos demais!
ResponderExcluirBj, Gabi.
Obrigada, Gabi.
ExcluirBeijo!
O seu cabelo está muitíssimo bonito. Eu também resolvi voltar a ter meus cachos, mas estou esperando meu cabelo crescer um pouco para cortá-lo e ficar completamente sem química. Eu não conhecia fitagem, mas finalmente achei algo que possa dar jeito no meu cabelo no dia seguinte.
ResponderExcluirhttp://doisquintos.blogspot.com.br/
Que bom, Marcelle. Espero que a fitagem te ajude assim como tem me ajudado. E coragem, para dar continuidade no processo de transição, no final verá que valeu a pena. :)
ExcluirBeijo!!!