segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Por uma consumista melhor!


Vocês conhecem o Blog "Um ano sem Zara"??? A Proposta da publicitária Jojo, dona do blog, é de passar 365 dias sem comprar...
Desde que descobri este blog, há alguns meses, venho pensando nessa proposta... Claro que para mim, um ano é muito tempo, mas cada um conhece suas necessidades e limites...
Imagem: Google

Nunca fiz aqui post nessa linha: momento reflexão, mas estava sentindo necessidade de falar sobre isso.
Como a maioria das meninas que passam por aqui são blogueiras e/ou apaixonadas por moda, acredito que se identificarão com o assunto abordado.
Somos todos os dias bombardeadas por novidades em vários setores, e o da moda com certeza é uma dos que evolui com maior rapidez. Gente, hoje é 01 de agosto é pelo menos 90% das lojas já estão com coleção de primavera/verão. Oi!? Ainda temos um mês e meio até a chegada da primavera??? Acho ótimo poder comprar peças de inverno em liquidação no inverno. Mas a questão é, a industria da moda já esta te estimulando a compra de peças para a primavera, entendeu??? Você pode estar precisando de uma bota para usar no frio, mas as vitrines já estão por ai esfregando color bloking em nossos narizes. Então, como lidar???
Tendências é o que não falta, a cada dia novos "must have" são lançados, e no meio disso tudo ficamos nós: reles mortais, sedentas em acompanhar em tempo real essa “maratona fashionista”.
E como separar o que "precisamos comprar" do que "queremos comprar"? Sabe, estou precisando de rímel, porém quando fui na Contém 1g há algumas semanas trouxe para casa: base, batom (já tenho vários), lápis barreira invisível, duo de sobrancelhas, mas não trouxe o rímel. Vai entender???
Sou "vítima da moda", sei que muitas têm pavor dessa definição, mas como não ser??? Tenho um blog sobre o assunto, leio e pesquiso todos os dias sobre as novidades do mercado da moda, fico no aguardo de lançamento e novidades neste setor, mudo de opinião de acordo com que determinadas peças são relançadas, exemplo clássico: clogs... Só não posso e não quero é ser "escrava da moda", não posso admitir que me imponham o que devo ou não usar. Eu sei o que é melhor para mim, porém muitas vezes, no ato da compra não uso a razão, e acabo trazendo peças que só irão ocupar mais espaço no meu pequeno armário... Que atire a primeira pedra quem aí não tenha uma peça no guarda roupa que nunca usou.
É claro que tudo que leio e vejo, influem em como me visto. Mas, o que visto me complementa, faz parte do que sou e não ao contrário. Existem pessoas que são o que vestem, e não, vestem o que são.
Com esse excesso de tendências, confesso que, eu, Daniele, tenho tido dificuldade de colocar prioridades, e muitas das vezes, como o exemplo do rímel, compro o que não preciso...
Então cheguei a humilde conclusão de que farei um pequeno "Um ano sem Zara". Pretendo, a partir de hoje, ficar 03 meses sem comprar (sei que não é muito, mas já é alguma coisa, né!?), vou ficar do dia 01 de Agosto até 31 de Outubro, sem fazer compras. Faço questão de compartilhar isso com vocês para minha meta fique "registrada", assim me sinto maior necessidade de cumpri-la. 
E, quero com isso me reeducar, para assim comprar melhor... Boa Sorte pra mim!!!!


9 comentários:

  1. Oi lindezaa!
    seu blog é lindo e estou seguindoo!
    Conheço o blog um ano sem zara a um bom tempo, mas com um guarda roupa igual o dela eu neim comprava mais também kkkk!
    So coisas lindas, mas resistir as compras e triste hehe
    bjs

    http://www.arquitetandomoda.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani! Confesso que também tenho esse problema, somos diariamente bombardeadas por tendências e novas coleções e muitas vezes desejo aquilo que nem preciso... achei muito bacana essa iniciativa!
    Beeijo

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog e já estou seguindo!
    Obrigado pela visita no blog, volte sempre! :)
    Beijos.

    coisas-damary.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu blog e já estou seguindo!
    Obrigado pela visita no blog, volte sempre! :)
    Beijos.

    coisas-damary.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Pois é, eu que fui (ano passado) comprar algo da estação que precisava mas tive a necessidade de deixar para depois e quando fui comprar onde estava?Enfim, essa popularização da moda é uma coisa ótima, tudo ficou mais acessível.Porém todos estão sendo escravizados por isso, comprar sem ter e sem precisar comprar.E fora que todos (ou quase) acabam perdendo a identidade eu digo por experiência própria que tinha muitas peças que não usava no guarda-roupas e após conhecer o "Um ano sem Zara" comecei por intermédio de inspirações no lookbook a usar as peças que estavam ali esquecidas.E um drama que eu vivo e talvez muitas sofrem caladas é a compulsão por comprar para suprir alguma coisa que as incomodam ( no meu caso depressão).
    É meio contraditório,quero fazer publicidade mas não acho legal a forma como a propaganda é feita hoje em dia.E quem sofre é a grande parcela de brasileiras, de renda média (ou até inferior) que estouram seus cartões entram em dividas por conta dessa industria louca!
    E boa sorte para você, uma coisa que está me ajudando é customizar/reinventar peças que eu tenho, ler blogs de moda sim, mas fazer a moda com o que tenho aqui.
    Eu gostei muito do seu texto que acabei que reblogando no meu blog de variedades :D
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Oii DAni vc é linda e o blog tb já estou seguindo aqui, obrigada pela sua visita... Sobre o post eu como sou muito "mão de vaca" (como dizem por aqui rs) ainda não me senti assim como vc descreveu, a imagem da atriz no filme que colocasse descreve bem seu sentimento, aliás esse filme é muito bacana... EU peco mais na área de eletrônicos, sou mão de vaca mas eu preciso me conter mesmo qdo vejo algo novo...meu último pecado foi comprar uma câmera nova profissional SENHOR ñ tinha ninguém aqui pra não me deixar comprar kkkkkkkkkkkk, agora vou ter que ficar mais um tempão sem comprar.
    Beijoooooooooooooooooooos

    ResponderExcluir
  7. é impossível evitar!!! Todo dia tem coisa nova!!!
    E temos que admitir, comprar é muito bom!!!!
    Bjs
    http://vestindocorderosa.blogspot.com
    @sarahreinert

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani!!!
    Já vi o filme dessa mulher da foto, ela é hiper consumista, tenho medo de me tornar ela às vezes.

    Estou seguindo aqui.

    bj
    _Daiane ;*

    http://girlslivinginfashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. O máximo que consegui ficar sem gastar foram 2 meses,rs
    Beijinhos
    Nai

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.
Obrigada, e volte sempre!!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...