Tô escrevendo este post há algum tempo, e fiquei na dúvida se ilustrava ele com minhas fotos ou não (por que né?! estamos falando de fotos antigas, aquelas da adolescência e tal, e a gente nunca quer que os outros vejam este tipo de coisa. kkk), mas cheguei a conclusão de que seriam bem mais interessante que, neste post que é um depoimento da minha experiência tivesse sim minhas fotos. Então, peço que vocês sejam legais e relevem minhas caras e bocas (e olha que selecionei as menos piores. kkkk)
Voltando a falar da minha experiência com (meus) cabelos cacheados, hoje vou contar por que resolvi parar de usar (definitivamente) químicas no meu cabelo. Digo definitivamente, porque há alguns anos fiz alisamentos, e depois relaxamentos, e agora, optei por deixar meus cabelos 100% naturais, e vou explicar como tomei essa decisão.
 |
Cabelo natural (eu descoloria ele, tá?!) |
Já falei neste post
aqui que, como toda adolescente, tive grandes dificuldades de aceitar meu cabelo cacheado e volumoso, e sempre sonhei que eles fosses lisos e controlados. Graças a Deus, minha mãe (
obrigada mamis!), nunca deixou que eu fizesse nada no meu cabelo nesta fase, porém, já adulta, quando comecei a trabalhar, com aquele frenesi todo das escovas alisadoras, acabei fazendo minha primeira progressiva. O resultado da química foi insignificante, (já que, como sabemos, esta escova como o próprio nome diz tem efeito progressivo), acabei desanimando e não repetindo o processo, pois eu queria resultado imediato.
O tempo passou, e eu ainda na ânsia de alisar o picumã, resolvi, depois de falar com uma pessoa que tinha alisado o cabelo, ir procurar a cabeleireira dela e fiz a "escova de ouro", na época eu estava muito loira e não podia fazer qualquer alisamento. Este procedimento abriu muito meus cachos (o que eu, na época, achei o máximo, mas hoje vejo como meu cabelo estava sem forma), então passei a fazer muita escova/chapinha. Depois de alguns meses, minha raiz estava "gritando" por um retoque, voltei à cabeleireira, com intuito de retocar a raiz e tentar alisar ainda mais o cabelo, porém eu havia pintado meu cabelo uma semana antes, e ao fazer o alisamento tive corte químico: meu cabelo ficou elástico e quebradiço, fiquei com uma leve falha em um determinado ponto. Aí, cês imaginem o meu desespero?! Nunca mais voltei naquela cabeleireira, e passei a ficar o tempo todo com o cabelo escovado. Só que o tempo passou, e a raiz voltou a crescer, então comecei a usar Tioglicolato, e quando comecei a faculdade, eu fiquei sem tempo e paciência para escovar meu cabelo toda semana, então resolvi cortar e usá-los "natural".
 |
Primeira escova de ouro |
 |
Após o segundo alisamento, passei a utilizar o cabelo escovado 24h por dia |
 |
Cortei e abandonei a escova (cabelo com tioglicolato) |
Depois de mais ou menos uns oito meses sem química no meu cabelo (já estava desesperada pois, meu cabelo estava sem forma e muito volumoso), por indicação de uma amiga, resolvi ir ao Beleza Natural, e a partir daí, fiz por dois anos o carro chefe do Instituto: o Super Relaxante, (que vale lembrar, foi minha válvula de escape diante daquela situação). Meu último relaxamento feito lá foi final de fevereiro deste ano.
 |
Cabelo só com relaxamento do Beleza Natural (sem tintura) |
 |
Último relaxamento no Beleza Natural, pouco tempo antes de começar a fazer a fitagem |
Ufa, cheguei onde queria. Desde o começo deste ano (antes mesmo de fazer meu ultimo relaxamento), vinha sentindo uma enorme vontade de parar definitivamente com a química no meu cabelo, mas me faltava coragem, até que comecei a fazer minhas pesquisas na internet e vi vários blogs e vídeos de meninas que passaram pelo processo de transição e hoje estão super realizadas com seus cachos, e vi que eu também poderia conseguir.
Não estou, vejam bem, falando mal do Beleza Natural, só cheguei a conclusão de que, para mim ele já não me trazia resultados satisfatórios, e digo mais, não foi o Instituto que mudou, fui eu.
Eu não queria mais passar horas, de dois em dois meses, no salão onde elas penteiam seu cabelo SECO (oi?), e usam química que irritam o couro cabeludo, pois não se iludam, é Beleza Natural, mas a química usada não tem nada de natural, e eu saía de lá com o cabelo "lambido". Sério, não tinha o que fizesse com o cabelo que desse jeito, ele só ia melhorando depois de uns 10 dias...
Estou há quatro meses sem o relaxamento, e o meu maior aliado nesta transição é a fitagem já falei dela aqui, juntamente com o cronograma capilar (falei
aqui), minha raiz já faz um pequeno volume, que no momento nem é um problema, muito pelo contrário, tem dado um efeito bem melhor, inclusive quando comento com alguém (que vem me perguntar o que estou fazendo no meu cabelo, acontece direto
<3), digo que parei com o relaxamento, a pessoa diz: "nossa, nem parece", e é verdade. E sem a fitagem, eu não conseguiria ficar mais de três meses sem a químca.
 |
Cabelo atual, 4 meses sem química e cor natural <3
|
Estou contando isso, pra que vocês saibam que já passei por muitas coisas, e hoje, dou valor a cada cacho do meu cabelo, e claro, pra incentivar outras cacheadas a assumir definitivamente seus cabelos. Tenha foco, paciência e disciplina que você conseguirá também!
--------------------------------------♥--------------------------------------